quarta-feira, 2 de setembro de 2009

HUGO MELLO Um Cavalheiro do Judô



......................................................... Marlene>



























.................................Filhos: Carlos Alberto e Luiz Antônio.................. Hugo Mello em Quitandinha


Hugo, Antônio Alves e Hermanny
Helio, Hugo , Enzo Confetura, Hermanny e Luiz Alberto Mendonça

Com o falecimento do Prof. Hugo Mello da Silva, o judô brasileiro perdeu um de seus mais importantes divulgadores. Ele foi um atleta de invulgar capacidade e um cidadão exemplar, tendo se destacado em vários desportos.
Quando jovem, foi escoteiro e participou do Tiro de Guerra, forma de preparação militar então existente, sempre ligado ao Clube de Regatas do Flamengo, que representou em halterofilismo e em luta livre, sempre com destaque. Iniciou-se no judô no Judô Clube Augusto Cordeiro, por ele tendo se sagrado Campeão Carioca.
Sua maior contribuição para o judô foi a formação de um grupo de judocas em que se destacaram inúmeros campeões, inicialmente na Associação Bento Lisboa, posteriormente, na Academia Hugo Mello, ambas no bairro do Catête, no Rio de Janeiro.
Destacada, também, foi sua colaboração como árbitro às Federações Metropolitana de Pugilismo, , Guanabarina de Judô e Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, além das Confederações Brasileira de Pugilismo e Brasileira de Judô, onde sua isenção e tranquiilidade conquistavam a confiança de todos.
Professor incansável, transmitiu a seus alunos e aos atletas com quem conviveu, com seu exemplo e seus ensinamentos, cidadania, ética e entusiasmo, sempre dentro dos moldes preconizados pelo Prof. Jigoro Kano, o elaborador do judô de Kodokan.
Conheci o Prof. Hugo Mello, em 1948, no Ringue Roberto, espaço na esquina da rua Fernando Mendes com a Av. Nossa Senhora de Copacabana, onde se praticava patinação e eram realizados espetáculos de lutas. Fomos apresentado pelo Sinhozinho. Naquele dia ele participava de um espetáculo de luta-livre e me impressionou pelo físico elegante e forte. Mais tarde,já em 1949, quando eu e Luiz Ciranda nos preparávamos para lutar com alunos do Mestre Bimba, correu a informação que eles usavam golpes de jiu-jitsu, o que levou o Sinhozinho a pedir ao Prof. Augusto Cordeiro que fornecesse alguns lutadores que conhecessem esta modalidade para os treinos, visando não sermos surpreendidos por estas técnicas. Hugo Mello participou destes treinamentos e, depois, ainda realizou uma luta com um dos baianos, o Clarindo. Desde então mantivemos grande amizade e participamos juntos de muitas atividades. Sinto muito sua falta.

Dª MARLENE
Após breve espaço de tempo, a esposa do Prof. Hugo Mello, Dª Marlene, que foi uma brava companheira durante tantos anos, também faleceu, deixando dois filhos, Carlos Alberto e Luiz Antônio, que tiveram papel destacado no Judô carioca como competidores.

CLIQUE NUM DOS LINKS ABAIXO:














MAILTO: rohermanny@msn.com




4 comentários:

  1. Parabéns, Hermanny, por destacar o trabalho do prof. Hugo Mello, competente divulgador do judô e que realizou excelente trabalho na formação de atletas.Lembro-me, com saudade, das competições entre as equipes infantis e juvenis do Judô Clube Juventude e da Associação Atlética Bento Lisboa. Quando nosso dojô encerrou as atividades, no ano de 1971, convidei o prof. Hugo Mello para estar presente àquela emocionante cerimônia, oportunidade em que o indiquei, aos alunos, como um dos melhores professores de judô em atividade do Estado do Rio de Janeiro.
    Receba um forte abraço do Augusto Acioli
    20090911, Rio de Janeiro, RJ.

    ResponderExcluir
  2. afinal .... ele venceu !!
    os alunso do mestre bimba ?

    ResponderExcluir
  3. Henrique,

    nao sei quem ganhou a luta, mas o que importa era que a causa pela qual o prof Hugo Mello lutava, valia a pena, ganhando ou principalmente perdendo. Não conheci o professor, mas por influência de um de seus faixas preta aprendi muito a admirá-lo.

    Que Deus o tenha,

    abs,

    Nilson soares

    ResponderExcluir
  4. Fui seu aluno por um bom tempo, e lamentavel que pessoas como ele tenho que partir, saudades, saudades de um professor maravilhoso e uma pessoa melhor ainda, não tiver tempo de agradecer tudo que ele me ensinou no judo e na vida, obrigado mestre!
    Parabens pela homenagem, ele merece.

    ResponderExcluir